PROFESSORES DO IST; ESPECIALISTAS EM TRANSPORTES, UNÂNIMES CONTRA A OTA E A FAVOR DA MARGEM SUL DO TEJO
Numa notável iniciativa da ADFER, através do seu Vice-presidente Senhor Prof. Paulino Pereira, a aberrante decisão sobre a localização do Novo Aeroporto na OTA está a ser debatida num ciclo de Sessões programadas para 17, 24 e 31 de Maio.
Na Sessão de 17 de Maio, feita em colaboração com o CESUR/IST, verificou-se algo assinalável que merece o maior destaque. Os Oradores da Sessão, Senhores Professores Costa Lobo, José Manuel Viegas, António Brotas, Fernando Nunes da Silva e Paulino Pereira, pronunciaram-se unanimemente contra a OTA e em defesa de uma nova localização que tenha por base uma visão estratégica ousada e consistente e assente na perspectiva de um sistema integrado de transportes. Tudo converge para que essa localização só possa ser na Margem Sul do Tejo.
Fazemos votos para que o País se mobilize e que o Senhor Presidente da República e o Senhor Primeiro Ministro entendam que estão em causa questões essenciais que vão prejudicar Portugal por muitas gerações, se a opção da OTA for por diante, por não ter sido adoptada uma linha de estudo e de decisão isentas e credíveis, como bem salientou o Senhor Presidente da Portugália no final da Sessão.
Mantemos a esperança de que a Senhora Secretária de Estado dos Transportes contribua decisivamente para um bom reequacionamento da localização do Novo Aeroporto.
De algum modo já começou a agir quando fixou para a Margem Sul do Tejo a localização da grande plataforma logística que há-de servir a região de Lisboa e quando anunciou a necessidade da construção de uma linha ferroviária dedicada para o Shutle entre a OTA e Lisboa, pondo ponto final ao disparate, anunciado pelo Ministro, de utilizar duas das quatro vias da Linha do Norte para esse efeito, e dando o recado aos «especialistas» da OTA que devem somar uns cerca de mil milhões de euros aos custos do empreendimento para disporem dessa acessibilidade.
Na Sessão de 17 de Maio, feita em colaboração com o CESUR/IST, verificou-se algo assinalável que merece o maior destaque. Os Oradores da Sessão, Senhores Professores Costa Lobo, José Manuel Viegas, António Brotas, Fernando Nunes da Silva e Paulino Pereira, pronunciaram-se unanimemente contra a OTA e em defesa de uma nova localização que tenha por base uma visão estratégica ousada e consistente e assente na perspectiva de um sistema integrado de transportes. Tudo converge para que essa localização só possa ser na Margem Sul do Tejo.
Fazemos votos para que o País se mobilize e que o Senhor Presidente da República e o Senhor Primeiro Ministro entendam que estão em causa questões essenciais que vão prejudicar Portugal por muitas gerações, se a opção da OTA for por diante, por não ter sido adoptada uma linha de estudo e de decisão isentas e credíveis, como bem salientou o Senhor Presidente da Portugália no final da Sessão.
Mantemos a esperança de que a Senhora Secretária de Estado dos Transportes contribua decisivamente para um bom reequacionamento da localização do Novo Aeroporto.
De algum modo já começou a agir quando fixou para a Margem Sul do Tejo a localização da grande plataforma logística que há-de servir a região de Lisboa e quando anunciou a necessidade da construção de uma linha ferroviária dedicada para o Shutle entre a OTA e Lisboa, pondo ponto final ao disparate, anunciado pelo Ministro, de utilizar duas das quatro vias da Linha do Norte para esse efeito, e dando o recado aos «especialistas» da OTA que devem somar uns cerca de mil milhões de euros aos custos do empreendimento para disporem dessa acessibilidade.
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