segunda-feira, fevereiro 12, 2007

TERRAPLANAGENS

Os grandes Números da OTA (1) (2)

Área a consolidar (pistas e placa): 1,2 Milhões M2
Área aluvionar dos rios Alvarinho e Ota a tratar: 1,9 Milhões M2

Terraplanagens (pistas e placa)
Escavações: 50 Milhões M3
Aterros: 31,12 Milhões M3

Escavações a norte da pista este (ICAO): 3,5 Milhões M3
Desvio do rio Alvarinho: 2,5 Milhões M3
TOTAL (mov. terras): 87,12 Milhões M3

Cotas de terreno natural: > 3 M
Material de escavações c/ caract. p/ reutilização: 35 Milhões M3
Altura máxima das escavações: 50 M
Altura máxima dos aterros: 18 M
Espessura max. do lodo: 20 M

Estabilização do solo c/ colunas de brita
Área a tratar: 1,15 Milhões M2
Comprimento total das colunas: 2,64 Milhões M
Número de colunas: 23 5617
Secção das colunas: 0,90 M
Camada de 60 cm de brita: 0,7 Milhões M3
Volume brita para colunas: 2,1 Milhões M3
TOTAL (de brita): 2,8 Milhões M3

Desmatação: 11 Milhões M2
Decapagem: 1,97 Milhões M2
Tempo total terraplana. c/ 4 frentes de obra: 2,5 Anos
Custo das terraplanagens 416,5 Milhões (3) Euros
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(1) Acesso ferroviário complexo em leito lodoso e não incluído. Zona de forte risco sísmico.
(2) Valores extraídos do último estudo colocado no site do NAER.
(3) A preços de 2004 e sem encargos financeiros


COMENTÁRIO
Demorar 2,5 anos a movimentar 90 milhões de m3 de terras e a aplicar quase 3 milhões de m3 de brita para preparar um terreno acidentado e de aluvião, leito de cursos de água, para poder construir um novo aeroporto a quase 50 km de Lisboa, que se esgotará em poucas décadas, é obra de loucos!
Parem para pensar e reparem no imenso território plano e desocupado da margem esquerda do Tejo tão próximo do mercado!