A Rede de Alta Velocidade é reconhecidamente um projecto fundamental
Intervenção do Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações Eng.º Mário Lino, no passado dia 24 no Entroncamento, na apresentação pública do Plano Estratégico da EMEF.
“ (…)
A Rede de Alta Velocidade é reconhecidamente um projecto fundamental para a estruturação do território nacional, para responder aos novos padrões de mobilidade e para a integração do país na Rede Transeuropeia de transportes.
Mas as mais-valias geradas pelo projecto dependerão, em grande parte, da acção das diversas entidades públicas e privadas e da sua capacidade de resposta às múltiplas oportunidades que o projecto criará.
A construção dos eixos prioritários Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid tem efeitos significativos ao nível da actividade económica e do emprego. Em 2012, prevê-se atingir os efeitos máximos na actividade económica, com acréscimo anual do PIB de quase 2 300 milhões de euros, correspondente a cerca de 1,6% do PIB. A criação de empregos será, nesse ano, de cerca de 100 mil unidades de trabalho equivalente, correspondentes a cerca de 2,0% do emprego global.
O Projecto RAV tem um potencial elevado de participação da indústria nacional, quer nas fases de projecto, construção e fornecimento de equipamentos, quer na fase de exploração e manutenção dos serviços ferroviários e da própria infra-estrutura, criando oportunidades de negócio nos mais variados sectores.” Leia + …
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home