terça-feira, fevereiro 13, 2007

HISTÓRIA DAS TRAVESSIAS DO TEJO (1)

Ano: 1876
Autor: Eng. Miguel Pais
Entidade: Idem Assoc. Eng. S Civis Portugueses
Traçado: Grilo (Beato) – Montijo
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1888
Autor: Eng. Lye
Entidade: Americano
Traçado: Almada – Tesouro Velho (Chiado)
Tipo: Ferroviária
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1889
Autor: Eng. Bartissol e Seyrig
Entidade: Franceses
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1890
Autor: Machinenbau Aktiengesellschaft
Entidade: Empresa Alemã (Nuremberg)
Traçado: Zona Oriental – Montijo
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1890
Autor: Eng. André de Proença Vieira
Traçado: Alcântara – Almada
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1899
Autor: Associação dos Eng.s Civis Portugueses
Traçado: Grilos – Montijo
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1913
Autor:
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1919
Autor: Empresa Portuguesa H. Burnay & Cª
Traçado: Cacilhas – Sª Apolónia
Tipo: Túnel
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1921
Autor: Eng. Alfonso Peña Boeu Espanhol (projecto discutido Parlamento)
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1929
Autor: Comissão Plano Rede Ferroviária
Traçado: Grilos – Montijo
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1929
Autor: Eng. António Belo (pedida concessão)
Traçado: Beato – Montijo
Tipo: Ferroviária
---------------------------------------------------------------------------------
Ano:1933
Autor: Duarte Pacheco nomeia Com. Concurso
Traçado: Beato – Montijo
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1938
Autor: Eng. Zuzarte de Mendonça
Traçado: Belém – Almada
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1966
Autor: (Ano de Inauguração da Nova Ponte) 1953/1958/1960
Entidade: United States Steel Exp. Comp.
Traçado: Alcântara – Almada
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1989
Autor: 1º Estudo AV Lisboa – Madrid
Entidade: Sofrerail / EGF / Lusotecna
Traçado: Bobadela – Montijo
Tipo: Ferroviária
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1994
Autor: Gatel
Traçado: Corredores Poente, Central e Nascente
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1995/6
Autor: PROT – AML
Traçado: Lisboa – Barreiro
Tipo: Mista
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 1998
Autor: (Ano de Inauguração da 2ª Ponte) 1991/1994/1995
Entidade: LUSOPONTE
Traçado: Sacavém – Montijo
Tipo: Rodoviária
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 2000
Autor: Equipa de Missão/ Atkins 3ª Travessia
Traçado: Lisboa – Barreiro
Tipo:
---------------------------------------------------------------------------------
Ano: 2005
Autor: Lusoponte
Traçado: Algés – Trafaria
Tipo: Túnel
---------------------------------------------------------------------------------
(1) Projectos, Programas, Estudos Preliminares, Pareceres ou Teses

DECLARAÇÕES DE MACHADO RODRIGUES EM 1990
«Uma ponte exclusivamente rodoviária poderia situar-se a montante da Capital (zona de Alverca), no enfiamento da CREL. Uma solução mista tem já outras condicionantes.»

DECLARAÇÕES DE EDGAR CARDOSO EM 1990
«… desconhecer a existência de trabalhos que tenham provado a vantagem (em especial em termos económicos) de uma solução mista relativamente às outras alternativas possíveis.» … «Quantas pontes mistas desta envergadura existem em todo o mundo?»

AM/CC