quarta-feira, fevereiro 14, 2007

UMA NOVA TRAVESSIA RODOVIÁRIA DO ESTUÁRIO DO TEJO

Com:
A construção da Ponte Vasco da Gama (1998),
A ligação ferroviária da Fertagus,
A intensificação do estacionamento pago em Lisboa,
Os novos «Catamarans» da Transtejo,

A saturação da Ponte construída pelo Estado Novo não diminuiu!
Mas agravou-se!

E o tráfego na Ponte Vasco da Gama excedeu todas as expectativas!

Só uma 3ª travessia rodoviária pode descongestionar a velha Ponte!
Associada a medidas incentivadoras do uso do transporte público,
Como o entenderam os Ministros Jorge Coelho e António Mexia e a Lusoponte.

O Estudo do Mercado e a concepção adoptada para a estruturação dos transportes em Lisboa (assentes na CRIL e na CREL),
Não deviam deixar dúvidas!

63% do tráfego sul –norte, na ponta da manhã, destina-se à zona ocidental exterior à CRIL (37%) e a outras zonas servidas pela CRIL (26%),
82% tem a sua origem em Almada (52%) e no Seixal (30%).

66% do tráfego pesado sul – norte, na ponta da manhã, destina-se à zona ocidental exterior à CRIL,
90% ao território exterior à CRIL ou por esta servido.

Só a travessia Trafaria – Algés, articulada com a CRIL, faz sentido!

Uma solução em Túnel Imerso tem vantagens:
-Não tem impactos ambientais;
- Viabiliza o acesso à Marginal, servindo mais tráfego (10 a 20%);
-É mais barata cerca de 25% que uma Ponte Suspensa.

Uma solução em Túnel (dupla secção e corredor intermédio de segurança) custa 570 Me

Relatório Final do Estudo de Procura da Equipa de Missão da TTT:
«…A Ponte Chelas – Barreiro provocaria perdas de tráfego…de 44% na Ponte Vasco da Gama e de 11% na Ponte 25 de Abril…, enquanto a Ponte 25 de Abril se manteria em capacidade (apenas redução das filas de espera) …»


TÚNEIS IMERSOS REPRESENTATIVOS

Nome/Ano: BART – Metro / 1970
Local: São Francisco / USA
Profundidade (metros): 40,5
Largura (metros): 14,6 m
Comprimento (metros): 5825
--------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Tokyo port Tunnel / 1976
Local: Tóquio / Japão
Profundidade (metros): 23
Largura (metros): 37,4
Comprimento (metros): 1035
--------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Drogden Tunnel / 2002
Local: Oresund / Copenhaga / Dinamarca
Profundidade (metros): 22
Largura (metros): 42
Comprimento (metros): 3510
--------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Istanbul Bosphorus - Tube Tunnel / 2008
Local: Estambul / Turquia
Profundidade (metros): 60 (1)
Largura (metros): 20
Comprimento (metros): 1600
--------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Eastern Harbour - Crossing / 1989
Local: Hong Kong / China
Profundidade (metros): 27
Largura (metros): 35
Comprimento (metros): 1859
-------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Elbe Tunnel / 1975
Local: Hamburgo / Alemanha
Profundidade (metros): 29
Largura (metros): 41,7
Comprimento (metros): 1056
-------------------------------------------------------------------------------
Nome/Ano: Tama River / 1994
Local: Tóquio / Japão
Profundidade (metros): 30
Largura (metros): 39,9
Comprimento (metros): 1549,5
-------------------------------------------------------------------------------
(1) O mais profundo do mundo.