quarta-feira, fevereiro 14, 2007

UMA NOVA TRAVESSIA RODOVIÁRIA DO ESTUÁRIO DO TEJO

Com:
A construção da Ponte Vasco da Gama (1998),
A ligação ferroviária da Fertagus,
A intensificação do estacionamento pago em Lisboa,
Os novos «Catamarans» da Transtejo,

A saturação da Ponte construída pelo Estado Novo não diminuiu!
Mas agravou-se!

E o tráfego na Ponte Vasco da Gama excedeu todas as expectativas!

Só uma 3ª travessia rodoviária pode descongestionar a velha Ponte!
Associada a medidas incentivadoras do uso do transporte público,
Como o entenderam os Ministros Jorge Coelho e António Mexia e a Lusoponte.

O Estudo do Mercado e a concepção adoptada para a estruturação dos transportes em Lisboa (assentes na CRIL e na CREL),
Não deviam deixar dúvidas!

63% do tráfego sul –norte, na ponta da manhã, destina-se à zona ocidental exterior à CRIL (37%) e a outras zonas servidas pela CRIL (26%),
82% tem a sua origem em Almada (52%) e no Seixal (30%).

66% do tráfego pesado sul – norte, na ponta da manhã, destina-se à zona ocidental exterior à CRIL,
90% ao território exterior à CRIL ou por esta servido.

Só a travessia Trafaria – Algés, articulada com a CRIL, faz sentido!

Uma solução em Túnel Imerso tem vantagens:
-Não tem impactos ambientais;
- Viabiliza o acesso à Marginal, servindo mais tráfego (10 a 20%);
-É mais barata cerca de 25% que uma Ponte Suspensa.

Uma solução em Túnel (dupla secção e corredor intermédio de segurança) custa 570 Me

Relatório Final do Estudo de Procura da Equipa de Missão da TTT:
«…A Ponte Chelas – Barreiro provocaria perdas de tráfego…de 44% na Ponte Vasco da Gama e de 11% na Ponte 25 de Abril…, enquanto a Ponte 25 de Abril se manteria em capacidade (apenas redução das filas de espera) …»


TÚNEIS IMERSOS REPRESENTATIVOS

Nome/Ano: BART – Metro / 1970
Local: São Francisco / USA
Profundidade (metros): 40,5
Largura (metros): 14,6 m
Comprimento (metros): 5825
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Nome/Ano: Tokyo port Tunnel / 1976
Local: Tóquio / Japão
Profundidade (metros): 23
Largura (metros): 37,4
Comprimento (metros): 1035
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Nome/Ano: Drogden Tunnel / 2002
Local: Oresund / Copenhaga / Dinamarca
Profundidade (metros): 22
Largura (metros): 42
Comprimento (metros): 3510
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Nome/Ano: Istanbul Bosphorus - Tube Tunnel / 2008
Local: Estambul / Turquia
Profundidade (metros): 60 (1)
Largura (metros): 20
Comprimento (metros): 1600
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Nome/Ano: Eastern Harbour - Crossing / 1989
Local: Hong Kong / China
Profundidade (metros): 27
Largura (metros): 35
Comprimento (metros): 1859
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Nome/Ano: Elbe Tunnel / 1975
Local: Hamburgo / Alemanha
Profundidade (metros): 29
Largura (metros): 41,7
Comprimento (metros): 1056
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Nome/Ano: Tama River / 1994
Local: Tóquio / Japão
Profundidade (metros): 30
Largura (metros): 39,9
Comprimento (metros): 1549,5
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(1) O mais profundo do mundo.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

HISTÓRIA DAS TRAVESSIAS DO TEJO (1)

Ano: 1876
Autor: Eng. Miguel Pais
Entidade: Idem Assoc. Eng. S Civis Portugueses
Traçado: Grilo (Beato) – Montijo
Tipo: Mista
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Ano: 1888
Autor: Eng. Lye
Entidade: Americano
Traçado: Almada – Tesouro Velho (Chiado)
Tipo: Ferroviária
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Ano: 1889
Autor: Eng. Bartissol e Seyrig
Entidade: Franceses
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo: Mista
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Ano: 1890
Autor: Machinenbau Aktiengesellschaft
Entidade: Empresa Alemã (Nuremberg)
Traçado: Zona Oriental – Montijo
Tipo:
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Ano: 1890
Autor: Eng. André de Proença Vieira
Traçado: Alcântara – Almada
Tipo:
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Ano: 1899
Autor: Associação dos Eng.s Civis Portugueses
Traçado: Grilos – Montijo
Tipo: Mista
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Ano: 1913
Autor:
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo:
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Ano: 1919
Autor: Empresa Portuguesa H. Burnay & Cª
Traçado: Cacilhas – Sª Apolónia
Tipo: Túnel
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Ano: 1921
Autor: Eng. Alfonso Peña Boeu Espanhol (projecto discutido Parlamento)
Traçado: Rocha do Cde de Óbidos – Almada
Tipo:
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Ano: 1929
Autor: Comissão Plano Rede Ferroviária
Traçado: Grilos – Montijo
Tipo: Mista
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Ano: 1929
Autor: Eng. António Belo (pedida concessão)
Traçado: Beato – Montijo
Tipo: Ferroviária
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Ano:1933
Autor: Duarte Pacheco nomeia Com. Concurso
Traçado: Beato – Montijo
Tipo: Mista
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Ano: 1938
Autor: Eng. Zuzarte de Mendonça
Traçado: Belém – Almada
Tipo:
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Ano: 1966
Autor: (Ano de Inauguração da Nova Ponte) 1953/1958/1960
Entidade: United States Steel Exp. Comp.
Traçado: Alcântara – Almada
Tipo: Mista
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Ano: 1989
Autor: 1º Estudo AV Lisboa – Madrid
Entidade: Sofrerail / EGF / Lusotecna
Traçado: Bobadela – Montijo
Tipo: Ferroviária
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Ano: 1994
Autor: Gatel
Traçado: Corredores Poente, Central e Nascente
Tipo:
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Ano: 1995/6
Autor: PROT – AML
Traçado: Lisboa – Barreiro
Tipo: Mista
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Ano: 1998
Autor: (Ano de Inauguração da 2ª Ponte) 1991/1994/1995
Entidade: LUSOPONTE
Traçado: Sacavém – Montijo
Tipo: Rodoviária
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Ano: 2000
Autor: Equipa de Missão/ Atkins 3ª Travessia
Traçado: Lisboa – Barreiro
Tipo:
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Ano: 2005
Autor: Lusoponte
Traçado: Algés – Trafaria
Tipo: Túnel
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(1) Projectos, Programas, Estudos Preliminares, Pareceres ou Teses

DECLARAÇÕES DE MACHADO RODRIGUES EM 1990
«Uma ponte exclusivamente rodoviária poderia situar-se a montante da Capital (zona de Alverca), no enfiamento da CREL. Uma solução mista tem já outras condicionantes.»

DECLARAÇÕES DE EDGAR CARDOSO EM 1990
«… desconhecer a existência de trabalhos que tenham provado a vantagem (em especial em termos económicos) de uma solução mista relativamente às outras alternativas possíveis.» … «Quantas pontes mistas desta envergadura existem em todo o mundo?»

AM/CC

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

TERRAPLANAGENS

Os grandes Números da OTA (1) (2)

Área a consolidar (pistas e placa): 1,2 Milhões M2
Área aluvionar dos rios Alvarinho e Ota a tratar: 1,9 Milhões M2

Terraplanagens (pistas e placa)
Escavações: 50 Milhões M3
Aterros: 31,12 Milhões M3

Escavações a norte da pista este (ICAO): 3,5 Milhões M3
Desvio do rio Alvarinho: 2,5 Milhões M3
TOTAL (mov. terras): 87,12 Milhões M3

Cotas de terreno natural: > 3 M
Material de escavações c/ caract. p/ reutilização: 35 Milhões M3
Altura máxima das escavações: 50 M
Altura máxima dos aterros: 18 M
Espessura max. do lodo: 20 M

Estabilização do solo c/ colunas de brita
Área a tratar: 1,15 Milhões M2
Comprimento total das colunas: 2,64 Milhões M
Número de colunas: 23 5617
Secção das colunas: 0,90 M
Camada de 60 cm de brita: 0,7 Milhões M3
Volume brita para colunas: 2,1 Milhões M3
TOTAL (de brita): 2,8 Milhões M3

Desmatação: 11 Milhões M2
Decapagem: 1,97 Milhões M2
Tempo total terraplana. c/ 4 frentes de obra: 2,5 Anos
Custo das terraplanagens 416,5 Milhões (3) Euros
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(1) Acesso ferroviário complexo em leito lodoso e não incluído. Zona de forte risco sísmico.
(2) Valores extraídos do último estudo colocado no site do NAER.
(3) A preços de 2004 e sem encargos financeiros


COMENTÁRIO
Demorar 2,5 anos a movimentar 90 milhões de m3 de terras e a aplicar quase 3 milhões de m3 de brita para preparar um terreno acidentado e de aluvião, leito de cursos de água, para poder construir um novo aeroporto a quase 50 km de Lisboa, que se esgotará em poucas décadas, é obra de loucos!
Parem para pensar e reparem no imenso território plano e desocupado da margem esquerda do Tejo tão próximo do mercado!