quinta-feira, maio 18, 2006

PROFESSORES DO IST; ESPECIALISTAS EM TRANSPORTES, UNÂNIMES CONTRA A OTA E A FAVOR DA MARGEM SUL DO TEJO

Numa notável iniciativa da ADFER, através do seu Vice-presidente Senhor Prof. Paulino Pereira, a aberrante decisão sobre a localização do Novo Aeroporto na OTA está a ser debatida num ciclo de Sessões programadas para 17, 24 e 31 de Maio.
Na Sessão de 17 de Maio, feita em colaboração com o CESUR/IST, verificou-se algo assinalável que merece o maior destaque. Os Oradores da Sessão, Senhores Professores Costa Lobo, José Manuel Viegas, António Brotas, Fernando Nunes da Silva e Paulino Pereira, pronunciaram-se unanimemente contra a OTA e em defesa de uma nova localização que tenha por base uma visão estratégica ousada e consistente e assente na perspectiva de um sistema integrado de transportes. Tudo converge para que essa localização só possa ser na Margem Sul do Tejo.
Fazemos votos para que o País se mobilize e que o Senhor Presidente da República e o Senhor Primeiro Ministro entendam que estão em causa questões essenciais que vão prejudicar Portugal por muitas gerações, se a opção da OTA for por diante, por não ter sido adoptada uma linha de estudo e de decisão isentas e credíveis, como bem salientou o Senhor Presidente da Portugália no final da Sessão.
Mantemos a esperança de que a Senhora Secretária de Estado dos Transportes contribua decisivamente para um bom reequacionamento da localização do Novo Aeroporto.
De algum modo já começou a agir quando fixou para a Margem Sul do Tejo a localização da grande plataforma logística que há-de servir a região de Lisboa e quando anunciou a necessidade da construção de uma linha ferroviária dedicada para o Shutle entre a OTA e Lisboa, pondo ponto final ao disparate, anunciado pelo Ministro, de utilizar duas das quatro vias da Linha do Norte para esse efeito, e dando o recado aos «especialistas» da OTA que devem somar uns cerca de mil milhões de euros aos custos do empreendimento para disporem dessa acessibilidade.

terça-feira, maio 16, 2006

A TAP na rota Ibérica …

Em meados de 2005, num almoço organizado pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-espanhola, o ministro da Economia, Manuel Pinho, lembrou que Portugal "tem a sorte" de ter por vizinho um país "cinco vezes o seu tamanho" que soube aproveitar com inteligência as capacidades do nosso país." Sobre a internacionalização da nossa economia, teve ainda a ousadia de afirmar que "a Espanha não é um objectivo, é uma obrigação."

Leia o artigo completo de J. Martins Pereira Coutinho, especialista de carga aérea [Link...]